Nunca antes na história da Brigada Militar, houve uma inclusão como a realizada no final de 2009 (formatura em 2010) com 3.552 Soldados (marca histórica). Eis que hoje (31 de agosto de 2010) despachei com a Governadora do Estado um novo concurso para mais 3.678 Soldados da Brigada Militar (quebra do próprio record). Desde o início de 2007, foram incluídos na Instituição 5.122 os quais agora passarão a ser 8.800.
O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período; O processo tem como objetivo a recomposição do efetivo, dentro do Projeto Estruturante Cidadão Seguro da Secretaria de Segurança Pública, e terá o Edital publicado nos próximos dias;
"Fruto da gestão que implementamos há três anos, estamos transformando o Rio Grande do Sul. Hoje já vivemos o futuro que sonhávamos. Graças ao ajuste fiscal, o Estado aumentou os investimentos em áreas prioritárias como a Segurança Pública, Saúde, Educação e Saneamento", observou a governadora. Yeda Crusius acrescentou que com o aumento do número de servidores e a aquisição de veículos, o "Estado está atendendo os anseios da sociedade, que requer serviços públcos prestados com qualidade e a mesma produtividade, capacitação e modernização que existe nos melhores sistemas privados".
Diretrizes Estratégicas do Geverno
Desde Janeiro de 2007, foram contratados e nomeados mais de 8293 servidores para a área da Segurança Pública (5,1 mil Soldados para a Brigada Militar, 1,5 mil Soldados Temporários para a Brigada Militar, 35 Delegados de Polícia Civil, 445 Escrivães/Inspetores para a Polícia Civil, 906 Servidores Penitenciários para a SUSEPE e 259 Servidores Periciais para o IGP). O número de servidores ultrapassa os 14 mil, se considerados os policiais temporários. No próximo dia 4 de Setembro conclui o curso de formação da Escola de Polícia Civil, 600 Escrivães e Inspetores. Outros 200 alunos Delegados realizam curso.
Desde o início de 2007, foram realizadas 6.261 promoções de servidores da Segurança Pùyblica sendo 3,8 mil na Brigada MIlitar; 1.055 na Polícia Civil, 706 na SUSEPE e 573 no IGP. Em alguns casos as promoções não aconteciam desde 2003; Hoje estão rigorosamente em dia.
A média de 1700 inclusões por ano na Brigada Militar, com uma saída média (aposentadorias, mortes, demissões) de 800, diminuindo para 450 a 500 em 2010, estão apresentando resultado absolutamente significativo.
"Hoje estamos maiores, mais fortes e com capacidade de resposta operacional". Toda a sociedade gaúcha está ganhando com isso.
Ao concluirmos este concurso e inclusões, estaremos com o efetivo ajustado às necessidades do Rio Grande do Sul. Recuperamos todo o atrasado e temos que preparar o futuro, mantendo a proporção de inclusões nunca menores que as exclusões (reserva remunerada, mortes, invalidez etc...).