sexta-feira, 28 de maio de 2010

Vagas nos cursos da BM (CBA e CTSP)

Hoje pela manhã, reunido com o Subcomandante-Geral e Chefe do Estado-Maior, finalizamos o estudo sobre as vagas no CTSP e CBA
CBA: 100 Vagas na APM
CTSP:
200 vagas EsFAS
150 vagas ETPM Montenegro
150 vagas ETPM Osório
50 vagas EsBO (a primeira parte do curso será numa das Escolas e depois na EsBO)
coronel.trindade@gmail.com

terça-feira, 25 de maio de 2010

Editais do CTSP e CBA

Eu havia anunciado que hoje publicaria os Editais do CBA e CTSP.  Recebi centenas de e-mails solicitando a ampliação de vagas e alteração nos critérios (proporcionalidade entre a antiguidade e merecimento).
Com relação às vagas, decidi aumentar significativamente, inclusive fazendo um CTSP na EsBO para 50 Bombeiros (QPMP2);  Haverá curso em Montenegro e Osório.   Entretanto, este recálculo me impediu de fazer a publicação hoje, pois cada uma das turmas implica nova tabela, tendo em vista que além de pagar horas-aulas; pretendo sustentar a alimentação e alojamento dos alunos.
À respeito da proporcionalidade, meu desejo é equilibrar em 50% para a antiguidade e 50% para o merecimento, porém não será possível desta vez, em razão da lei que fixa este critério.
Estamos trabalhando forte para terminar o recálculo e publicar ainda esta semana.
Se desejar, deixe seu comentário.   Boa noite

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Vagas em curso não foram objeto de negociação

Procuro me manter informado acompanhando as páginas eletrônicas (sites) do Governo do Estado, Assembléia Legislativa, Senado, Jornais, e Associações de Classe.  Percebo nos sites e mural de recados das associações, que muitos alegam ter o Comando-Geral da Brigada Militar, durante o processo de negociação salarial, assumido acordo de criar maior número de vagas para o CTSP e CBA.     Deixo claro que nunca negociei este assunto, nem com as associações de classe, nem com os parlamentares envolvidos nas tratativas.   É bem verdade que me foi solicitado tratar do tema, ao que me opus, por entender que uma questão é a salarial, outra a do gerenciamento institucional, e estas não devem se confundir.   Não publiquei hoje (sexta-feira) os editais, pois ainda estou vendo a possibilidade de ampliar um pouco esta quantidade de vagas.  Pretendo definir este assunto durante o final desta semana (dependo de algumas respostas já requeridas), e aí sim, na segunda ou terça, farei as publicações.  

terça-feira, 18 de maio de 2010

Praças podem dar instrução nas especializações

Nos cursos de especializações da Brigada Militar, havendo habilitação necessária, não há nenhuma restrição quanto à circunstância de um praça especializado na área ser instrutor de determinada matéria.

Definidas vagas, locais e critérios para CBA e CTSP

Pretendo lançar ainda nesta semana os editais do CBA e CTSP.  Para o CBA serão destindas aproximadamente 100 vagas e o funcionamento será na Academia de Polícia Militar (Porto Alegre). O anexo do edital apresentará as prioridades da Instituição para preenchimento das vagas, o que acontecerá rigorosamente por escolha dos alunos na ordem de classificação final no curso.  O CTSP acontecerá em Santa Maria com capacidade plena da EsFAS (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos), com 220 vagas.   

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ainda sobre as vagas do CBA

Haverá uma inovação no Edital do CBA para este ano.  No próprio Edital constará a necessidade da Brigada Militar a ser preenchida (destinação das vagas em cada um dos Municípios ou frações que se faz necessária a presença de um Tenente).  Ao final, o destino dos Oficiais se dará pela classificação obtida no Curso.

terça-feira, 11 de maio de 2010

CAO à distância - nem pensar

Hoje recebi solicitação para alguns Oficiais habilitarem-se à promoção à Major por meio de Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais à Distância.   Nem pensar.    Reconheço que muitos cursos modernos são realizados por meio de Ensino à Distância.   Mas no nosso caso, ainda não fizemos esta transição, nem definimos os critérios sobre quais Oficiais estarão habilitados.    Ademais, alguns que não estão na atividade fim da Instituição seriam beneficiados.   Desta forma, só serão acolhidos os Cursos presenciais, em igualdade de condições, seguindo o rumo da antiguidade para acesso ao Curso (critério antigo, porém justo).   Talvez no futuro possamos mudar de idéia, mas por enquanto seguimos nossa velocidade institucional.

domingo, 9 de maio de 2010

CAAPM será no segundo semestre

Aqui no Blog postei informação da realização do CBA e CTSP (pretendo lançar o edital antes da próxima sexta-feira), surgindo naturalmente a pergunta quanto ao CAAPM.  Estamos na fase da licitação.  Logo a seguir vem a contratação.  Em resumo, as aulas devem começar no início de agosto.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Diárias integrais para o efetivo da BM que trabalha nos presídios.

Nos próximos dias, o Estado passará a pagar diárias integrais aos Brigadianos que estão trabalhando nos presídios (aos que estiverem trabalhando fora das suas cidades)

Novo Batalhão de Aviação

O antigo GPMA passou a ser denominado Batalhão de Aviação da Brigada Militar. Nosso BAvBM absorveu todas as aeronaves, missões, serviços, funcionários, patrimônio e orçamento do antigo DSA

Escola de Santa Maria retoma a antiga designação – EsFAS

Decreto recente do Poder Executivo Estadual, faz retornar o antigo nome da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Santa Maria.

Arma não letal

Adotamos o uso de pistola não letal. Recebemos por doação algumas pistolas de marca taser. A Instituição já está usando. Não substitui a arma de fogo. É apenas mais uma ferramenta.

Estou negando todos os pedidos de transferências dos novos Soldados

Estou atendendo algumas das antigas pretensões de veteranos brigadianos que há anos lutam para ir trabalhar perto dos seus locais de origem e onde residem os familiares.
Entretanto, os novos soldados, por imposição de edital de concurso (regionalizado), fizeram a opção por cada uma das regiões. Foram submetidos a concurso e ao curso. Não é legítimo que pretendam transferências agora. Então, por estar previsto no Edital e por interesse público, saibam que não haverá exceção antes dos dois anos previstos no Edital, salvo interesse da administração pública. Nasce morto qualquer tipo de requerimento ou pedido externo à instituição; Temos a obrigação de preservar o interesse público em primeiro lugar.

Novos Soldados exclusivamente na atividade de Policiamento e Bombeiros

Recentemente editei uma ordem para toda a Brigada Militar, definindo que no mínimo por um ano, nenhum dos novos Soldados deve ser desviado da atividade operacional. Nenhum deles deve ser usado na atividade meio ou administrativa. Foram concursados essencialmente para a atividade fim.

Geoprocessamento

Ficou pronto o nosso geoprocessamento / georeferenciamento. Solução encontrada pelo nosso pessoal do Departamento de Informática. Usando as bases de dados policiais e de ocorrências do Rio Grande do Sul, cruzando com os mapas do google maps (gratuito), já colocamos em funionamento na intranet o nosso MBDI, disponível a todos os Comandos. Dá para entender um pouco os motivos da redução de quase todos os índices de criminalidade.

Brigada Militar – estamos nos 496 municípios.

Pela primeira vez na história do Rio Grande do Sul, a Brigada Militar está presente nos 496 municípios. O último deles foi Cruzaltense.

Grafismo das viaturas

Estamos conseguindo padronizar a frota da Brigada Militar. Com a retirada do grafismo e manutenção exclusivamente da cor brigadiana, nós conseguimos diminuir o custo de cada veículo em 2.7000,00 reais, 10% do valor de um prisma (o carro) que nos custa 27.000,00; Como compramos 1.500 carros novos do ano passado para cá, significa que ganhamos 150 deles só nesta ação. Por isso estamos conseguindo entregar viaturas novas nos pequenos municípios. Nunca tinha sido feito com esta amplitude. Dos 496 municípios, apenas 51 ainda não receberam viaturas zero Km para a Brigada Militar. Entregar uma delas em cada município do RS, é uma das nossas metas para 2010;

terça-feira, 4 de maio de 2010

A incrível história do Hino Farroupilha ou Hino Riograndense

São três as versões do hino riograndense, desde a Guerra dos Farrapos.
A primeira versão começa com a tomada da então Vila de Rio Pardo, pelas forças revolucionárias farroupilhas. Foram aprisionados uma unidade do Exército Imperial, o 2° Batalhão, inclusive com a sua banda de música. E o mestre desta banda musical, Joaquim José de Mendanha, mineiro de nascimento que também foi feito prisioneiro era um músico muito famoso e considerado um grande compositor. Após a prisão Mendanha, teria sido convencido a compor uma peça musical que homenageasse a vitória das forças farroupilhas, ou seja a brilhante vitória de 30 de abril de 1838, no célebre “Combate de Rio Pardo”.
Mendanha, diante das circunstâncias, resolveu compor uma música (talvez um plágio da valsa de Strauss), era era apenas musicada. E o capitão Serafim José de Alencastre, pertencente às forçasfarrapas e que também era versado em música e poesia, resolveu escrever uma letra para aquela música, alusiva à tomada de Rio Pardo.
A segunda versão  demorou um ano após a primeira.  Foi composta uma nova letra e cantada como Hino Nacional, o autor deste hino é desconhecido; O jornal “O Povo”, considerado o jornal da República Riograndense em sua edição de 4 de maio de 1839 chamou-o de “o Hino da Nação”.
A terceira versão surgiu após o término do movimento; O autor foi Francisco Pinto da Fontoura, vulgo “Chiquinho da Vovó”. Esta terceira versão foi a que mais caiu no agrado da alma popular. Um fato que contribui para isto foi que o autor, depois de pronto este terceiro hino, continuou ensinando aos seus contemporâneos o hino com sua letra. A letra deste autor é basicamente a mesma adotada como sendo a oficial até hoje, menos a segunda estrofe que dizia assim:
Entre nós reviva Atenas
Para assombro dos tiranos;
Sejamos gregos na Glória,
E na virtude, romanos.
Estas letras foram interpretadas ao gosto de cada um até 1933, ano que se avizinhava o centenário da revolução farroupilha.   Surgiu a necessidade de se escolher uma versão definitiva (Hino Oficial). O Instituto Histórico contando com a colaboração da Sociedade Rio-Grandense de Educação, fez a harmonização e a oficialização do hino. O Hino foi então adotado naquele ano de 1934, com a letra total conforme fora escrito pelo autor, no século passado, caindo em desuso os outros poemas.  No ano de 1966, o Hino foi oficializado como Hino Farroupilha ou Hino Rio-Grandense, por força da Lei 5213 de 05 de janeiro de 1966. 

LETRA Francisco Pinto da Fontoura (vulgo Chiquinho da Vovó)
MÚSICA Comendador Maestro Joaquim José de Mendanha
HARMONIZAÇÃO Antônio Corte Real

Como a aurora precursora
do farol da divindade,
foi o Vinte de Setembro
o precursor da liberdade.
Estribilho:
Mostremos valor, constância,
Nesta ímpia e injusta guerra,
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra,
De modelo a toda terra.
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra.

Mas não basta pra ser livre
ser forte, aguerrido e bravo,
povo que não tem virtude
acaba por ser escravo.

Estribilho:
Mostremos valor, constância,
Nesta ímpia e injusta guerra,
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra,
De modelo a toda terra.
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Passagem Comando CRPO Sul

Hoje 903.04.10) estive na passagem de Comando Regional Sul - CRPO Sul - Brigada Militar.  Desejo muita sorte e produtividade no trabalho ao Cel FLAVIO DA SILVA LOPES.  Importante a presença de vários Ex-Comandantes Regionais.
O acerto da tropa e do ritual da cerimônia militar nos fez relembrar os velhos tempos.   Tudo muito ajustado. Parabéns.

DISCURSO DE POSSE
Cel Flávio da Silva Lopes
Cmdo CRPO-Sul
Sr Comandante Geral, quem chega para assumir um importante comando, como é o do CRPO-Sul, a primeira coisa que tem que fazer é agradecer a Vossa Excelência pela confiança depositada, e afirmar que tudo será feito para honrar integralmente tal confiança, não só de Vossa Excelência, mas também da nossa Governadora, que em 21 de abril me conduziu ao último posto da nossa carreira.
Não se chega a este posto sozinho, trata-se de uma construção de 31 anos. Desta construção participaram muitos obreiros, mestres e engenheiros, alguns estão aqui neste palanque, outros tantos estão em forma e eu sou apenas um produto, pelo que, só tenho a agradecer principalmente a Vossa Excelência, Sr Comandante, que é um dos principais engenheiros.
E se já pensava assim, tive a confirmação da minha convicção na última quarta-feira, quando ainda respondia pela Fronteira Oeste, ao externar o meu agradecimento à Sra Governadora, ela me disse que deveria direcionar tal agradecimento à Vossa Excelência, em quem ela deposita total confiança.
Tal observação da nossa governadora me encheu de orgulho e serviu como mola propulsora para aumentar ainda mais a motivação que naturalmente trago comigo.
Orgulho por sermos da mesma turma, Aspirantes 1981 e os motivos para a ação se estribam neste trabalho sério, profícuo e extremamente exitoso, que, sob a sua competente liderança está se esparramando por todos os cantos deste Estado.
Apenas para lembrar, em nenhum governo recebemos tantos meios como o atual, falo de mais de 90 viaturas, só aqui neste CRPO, além coletes balísticos e armamento.
A inclusão histórica de mais de 3.600 novos Policiais Militares. A complexa e desgastante negociação para melhoria de vencimentos, que, se ainda não é o ideal, deu-se um grande passo nesta direção. Sei que lhe exigiu o exercício de uma das virtudes mais nobres do ser humano, a paciência, que aliada com a vossa lucidez, restou coroada de êxitos.
Estou falando de fatos já acontecidos, mas também gostaria de ressaltar outras competências, como a busca de soluções tecnológicas para um melhor reaparelhamento da nossa instituição, que não obstante os enfrentamentos diários, deve estar preparada, e bem, para os eventos globais que se avizinham.
Tornando realidade uma frase de Philipe Kotler, que diz:
A melhor forma de prever o futuro é planejá-lo, e o senhor está planejando o futuro da nossa Brigada.
E o que compete nós? CRPO-SUL.
Entre outras coisas, cuidarmos do nosso presente, do atendimento da demandas da nossa rotina policial, mas principalmente da manutenção da ordem pública, proporcionando a parcela produtiva e ordeira da comunidade a necessária paz social para poderem produzir e viver com níveis aceitáveis de qualidade.
Ao retornar a Pelotas, pela terceira vez, digo aos senhores que venho renovado, com muito mais vontade do que antes. Aqueles que me conhecem e já privaram comigo profissionalmente entendem exatamente o que falo.
Falo a linguagem da hierarquia, da disciplina, da operacionalidade e a linguagem da boa prestação de serviços.
Pertencemos a uma histórica organização de prestação de serviços, o que fazemos com um obstinado senso de dever e de responsabilidade, posto que lidamos com os valores maiores da humanidade: A LIBERDADE E A VIDA.
As nossas ações do presente estão centradas na preservação destes dois valores maiores, os demais, apesar de importantes, podem ser considerados subjacentes.
Somos seres de ajuda, nossa essência é da utilidade, necessitamos nos sentir úteis e sermos reconhecidos por isto, para poder sobreviver. Reconhecimento este que estamos experimentando neste momento, com as vossas presenças a nos prestigiarem.
Senhoras e Senhores da nossa comunidade, saibam que uma das melhores coisas que se pode fazer por um Policial Militar, é reconhecer os seus serviços;
A nossa Brigada caminha para 172 anos de história, tradição e uma (se me permitem) penca de bons serviços prestados.
Ao me introspectar para organizar esta fala, percebi que a história serve como referência, e devemos preservá-la e nos orgulhar dela. Mas como honrá-la, ser protagonista e ajudar a escrevê-la então?
Só se consegue isto com o protagonismo das pessoas que dão vida e voz, diariamente a esta gloriosa instituição, são estes seres constituídos de alma, vontade, desejos e sonhos, que se revezam e se renovam, ano após ano, que constituem a verdadeira BRIGADA MILITAR.
São as ações destas pessoas, tendo por amálgama a Farda da nossa Gloriosa e empoderadas pela ética, pela legalidade e pela moralidade que mantém viva esta história de quase 200 anos de tradição e bons serviços prestados.
A nossa região apresenta características bastante diversificadas, hoje levamos nossas ações aos aglomerados urbanos, e aqui no CRPO-Sul passa de 900 milhões de habitantes, onde nós fazemos presentes em todas as atividades da sociedade, provemos de segurança pública à parcela ordeira e produtiva da comunidade, catalisando as ações de manutenção da ordem pública para que a sociedade possa evoluir e progredir.
Nos espaços urbanos, onde nem sempre as ações de estado se fazem presente e a vulnerabilidade social nos impacta, estamos lá, com atuações sociais, para não desamparar nossos patrícios.
Outra frente de enfrentamento se dá no meio rural, primeiro com adoções de medidas preventivas e repressivas nas questões dos delitos rurais, mas sem dúvidas nenhuma, destas tarefas, as que mais nos desgastam são as atuações de enfrentamento dos movimentos que serpenteiam a nossa sociedade, camuflados de movimentos sociais.
O nosso CRPO-SUL e as unidades que o compõem (4º, 6º e 30º BPM, mais o 3º BPAF), como é mister dos órgãos Policiais Militares, tem por objeto a Ordem Pública, que é a situação de convivência pacífica e harmoniosa da população, fundada nos princípios éticos vigentes na sociedade. A ordem pública é a ausência de desordem, isto é, de atos de violência contra as pessoas, os bens e o próprio Estado.
Esta complexa atividade de polícia ostensiva renova os desafios aos policiais militares os quais devem buscar o constante aperfeiçoamento de seus métodos, técnicas e processos de trabalho, assim se fazem necessários atos de gestão eficientes e eficazes, buscando-se a efetividade, sendo este um dos caminhos estratégicos que nos ampara e também dando continuidades ao realizado por nossos antecessores. Estamos cientes da complexidade e das dificuldades.
Ensina Khalil Gibran, que se deve gostar que haja dificuldades. Pois queremos e esperamos superá-las. Sem obstáculos não haverá nem esforço, nem luta. E a vida seria insípida. Afinal as adversidades são experiências enriquecedoras da nossa existência.
À nossa tropa dedico uma mensagem especial sobre a nossa profissão:
Existem cinco aspectos considerados fundamentais para se conceber os serviços policiais cidadã, que o Estado Democrático de Direito deve oferecer a sociedade:
- O serviço policial deve ter um caráter comunitário.
- O serviço policial deve ter um caráter preventivo.
- O serviço policial deve ser eficaz, chegar a raiz do problema.
- O serviço policial deve se legal; combater o crime com os métodos do crime é uma espiral sem saída.
- O serviço policial deve ser socializado, estar presente onde o estado se faz ausente.
Para tanto, devemos estar bem preparados, pois o trabalho policial efetuado por homens despreparados é tão obsoleto como a medicina baseada em bruxaria, segundo Edgar Hoover.
Alem do preparo técnico a sociedade exige que sejamos possuidores de uma MARGEM DE SUPERIORIDADE e o atalho para esta Margem de Superioridade, que nós é exigida, passa pelo: BOM HUMOR e HUMILDADE, que são os lubrificantes indispensáveis para azeitar as relações interpessoais.
Mantenha seu bom humor em todas as circunstâncias. E procure manter vivo o bom humor de todos os que cercam a sua vida. A alegria é um medicamento divino. A tristeza, ao contrario, nos mergulha em um oceano de lamas, que salpica e suja aos que de nós se aproximam. Mesmo entre sofrimentos e dores, busque ser alegre, porque a alegria é o melhor remédio para nos dar felicidade.
Diante de todas as dificuldades existentes para a complexa, mas gratificante, tarefa de ser um Policial Militar, escolhi uma frase de Ruy Barbosa para bem representar meu pensamento:
A força do direito deve supera o direito da força.
Lembrem-se que o poder da autoridade nos concede a oportunidade de servir as causas do bem e da justiça. Por fim agradeço a Deus pela oportunidade, de estarmos vivos, de permitir e nos proporcionar a alegria deste momento, que encerro citando RUSSEL ACKOFF:
Para muitos daqueles que o mundo parece fora de controle, pouca coisa pode ser feita para mudar. Mas enquanto existir pelo menos um pouco que possa ser feito, precisamos continuar fazendo. E é por isso que estou aqui. MUITO OBRIGADO!

Cursos na Brigada Militar CBA e CTSP

Até o final da próxima semana publicaremos os Editais dos Cursos Básico de Administração e Curso Técnico em Segurança Pública.

Sim, nós sabemos fazer

GRENAL de ontem foi perfeito desde a preparação (quando as pessoas vão de trem, ônibus, carros, à pé), durante o evento e depois,  a comemoração.
Número mínimo de ocorrências normais com pessoas embriagadas, drogadas.....     No mais foi muito bom.
A experiência do trabalho sem armas letais foi aprovada.  Repetiremos com certeza.
Obrigado aos torcedores que aplaudiram a Brigada Militar quando retirou dois ou três inconvenientes que apenas estavam atrapalhando os demais.   A imensa maioria, não deseja bagunça.   E assim, mais um GRENAL na vida de todos nós.   Mais um GRENAL sem incidentes.

domingo, 2 de maio de 2010

Grenal do Olímpico - PM sem armas

Na final do gáuchão domingo no Olímpico, os Brigadianos que farão o Policiamento na parte interna do Estádio não estarão usando armas.  A FIFA impõe para a Copa do Mundo que os PM estejam desarmados. Então, não vamos esperar chegar a Copa. Começaremos agora, com tempo para avaliar o resultado.  Dando tudo certo, esta decisão será ampliada para todo o RS.   Aproveitamos assim para fazer um chamamento aos torcedores:  Que venham ao estádio com o espírito também desarmado.  Vamos mostrar para todo o Brasil que sabemos conviver aos milhares, com respeito e alegria.  Sou colorado.  Irei ao jogo para observar tudo isso.   Independente do resultado da partida, se conseguirmos repetir o Grenal do Beira Rio (sem nenhum incidente), todos nós gaúchos, seremos vencedores.