segunda-feira, 3 de maio de 2010

Passagem Comando CRPO Sul

Hoje 903.04.10) estive na passagem de Comando Regional Sul - CRPO Sul - Brigada Militar.  Desejo muita sorte e produtividade no trabalho ao Cel FLAVIO DA SILVA LOPES.  Importante a presença de vários Ex-Comandantes Regionais.
O acerto da tropa e do ritual da cerimônia militar nos fez relembrar os velhos tempos.   Tudo muito ajustado. Parabéns.

DISCURSO DE POSSE
Cel Flávio da Silva Lopes
Cmdo CRPO-Sul
Sr Comandante Geral, quem chega para assumir um importante comando, como é o do CRPO-Sul, a primeira coisa que tem que fazer é agradecer a Vossa Excelência pela confiança depositada, e afirmar que tudo será feito para honrar integralmente tal confiança, não só de Vossa Excelência, mas também da nossa Governadora, que em 21 de abril me conduziu ao último posto da nossa carreira.
Não se chega a este posto sozinho, trata-se de uma construção de 31 anos. Desta construção participaram muitos obreiros, mestres e engenheiros, alguns estão aqui neste palanque, outros tantos estão em forma e eu sou apenas um produto, pelo que, só tenho a agradecer principalmente a Vossa Excelência, Sr Comandante, que é um dos principais engenheiros.
E se já pensava assim, tive a confirmação da minha convicção na última quarta-feira, quando ainda respondia pela Fronteira Oeste, ao externar o meu agradecimento à Sra Governadora, ela me disse que deveria direcionar tal agradecimento à Vossa Excelência, em quem ela deposita total confiança.
Tal observação da nossa governadora me encheu de orgulho e serviu como mola propulsora para aumentar ainda mais a motivação que naturalmente trago comigo.
Orgulho por sermos da mesma turma, Aspirantes 1981 e os motivos para a ação se estribam neste trabalho sério, profícuo e extremamente exitoso, que, sob a sua competente liderança está se esparramando por todos os cantos deste Estado.
Apenas para lembrar, em nenhum governo recebemos tantos meios como o atual, falo de mais de 90 viaturas, só aqui neste CRPO, além coletes balísticos e armamento.
A inclusão histórica de mais de 3.600 novos Policiais Militares. A complexa e desgastante negociação para melhoria de vencimentos, que, se ainda não é o ideal, deu-se um grande passo nesta direção. Sei que lhe exigiu o exercício de uma das virtudes mais nobres do ser humano, a paciência, que aliada com a vossa lucidez, restou coroada de êxitos.
Estou falando de fatos já acontecidos, mas também gostaria de ressaltar outras competências, como a busca de soluções tecnológicas para um melhor reaparelhamento da nossa instituição, que não obstante os enfrentamentos diários, deve estar preparada, e bem, para os eventos globais que se avizinham.
Tornando realidade uma frase de Philipe Kotler, que diz:
A melhor forma de prever o futuro é planejá-lo, e o senhor está planejando o futuro da nossa Brigada.
E o que compete nós? CRPO-SUL.
Entre outras coisas, cuidarmos do nosso presente, do atendimento da demandas da nossa rotina policial, mas principalmente da manutenção da ordem pública, proporcionando a parcela produtiva e ordeira da comunidade a necessária paz social para poderem produzir e viver com níveis aceitáveis de qualidade.
Ao retornar a Pelotas, pela terceira vez, digo aos senhores que venho renovado, com muito mais vontade do que antes. Aqueles que me conhecem e já privaram comigo profissionalmente entendem exatamente o que falo.
Falo a linguagem da hierarquia, da disciplina, da operacionalidade e a linguagem da boa prestação de serviços.
Pertencemos a uma histórica organização de prestação de serviços, o que fazemos com um obstinado senso de dever e de responsabilidade, posto que lidamos com os valores maiores da humanidade: A LIBERDADE E A VIDA.
As nossas ações do presente estão centradas na preservação destes dois valores maiores, os demais, apesar de importantes, podem ser considerados subjacentes.
Somos seres de ajuda, nossa essência é da utilidade, necessitamos nos sentir úteis e sermos reconhecidos por isto, para poder sobreviver. Reconhecimento este que estamos experimentando neste momento, com as vossas presenças a nos prestigiarem.
Senhoras e Senhores da nossa comunidade, saibam que uma das melhores coisas que se pode fazer por um Policial Militar, é reconhecer os seus serviços;
A nossa Brigada caminha para 172 anos de história, tradição e uma (se me permitem) penca de bons serviços prestados.
Ao me introspectar para organizar esta fala, percebi que a história serve como referência, e devemos preservá-la e nos orgulhar dela. Mas como honrá-la, ser protagonista e ajudar a escrevê-la então?
Só se consegue isto com o protagonismo das pessoas que dão vida e voz, diariamente a esta gloriosa instituição, são estes seres constituídos de alma, vontade, desejos e sonhos, que se revezam e se renovam, ano após ano, que constituem a verdadeira BRIGADA MILITAR.
São as ações destas pessoas, tendo por amálgama a Farda da nossa Gloriosa e empoderadas pela ética, pela legalidade e pela moralidade que mantém viva esta história de quase 200 anos de tradição e bons serviços prestados.
A nossa região apresenta características bastante diversificadas, hoje levamos nossas ações aos aglomerados urbanos, e aqui no CRPO-Sul passa de 900 milhões de habitantes, onde nós fazemos presentes em todas as atividades da sociedade, provemos de segurança pública à parcela ordeira e produtiva da comunidade, catalisando as ações de manutenção da ordem pública para que a sociedade possa evoluir e progredir.
Nos espaços urbanos, onde nem sempre as ações de estado se fazem presente e a vulnerabilidade social nos impacta, estamos lá, com atuações sociais, para não desamparar nossos patrícios.
Outra frente de enfrentamento se dá no meio rural, primeiro com adoções de medidas preventivas e repressivas nas questões dos delitos rurais, mas sem dúvidas nenhuma, destas tarefas, as que mais nos desgastam são as atuações de enfrentamento dos movimentos que serpenteiam a nossa sociedade, camuflados de movimentos sociais.
O nosso CRPO-SUL e as unidades que o compõem (4º, 6º e 30º BPM, mais o 3º BPAF), como é mister dos órgãos Policiais Militares, tem por objeto a Ordem Pública, que é a situação de convivência pacífica e harmoniosa da população, fundada nos princípios éticos vigentes na sociedade. A ordem pública é a ausência de desordem, isto é, de atos de violência contra as pessoas, os bens e o próprio Estado.
Esta complexa atividade de polícia ostensiva renova os desafios aos policiais militares os quais devem buscar o constante aperfeiçoamento de seus métodos, técnicas e processos de trabalho, assim se fazem necessários atos de gestão eficientes e eficazes, buscando-se a efetividade, sendo este um dos caminhos estratégicos que nos ampara e também dando continuidades ao realizado por nossos antecessores. Estamos cientes da complexidade e das dificuldades.
Ensina Khalil Gibran, que se deve gostar que haja dificuldades. Pois queremos e esperamos superá-las. Sem obstáculos não haverá nem esforço, nem luta. E a vida seria insípida. Afinal as adversidades são experiências enriquecedoras da nossa existência.
À nossa tropa dedico uma mensagem especial sobre a nossa profissão:
Existem cinco aspectos considerados fundamentais para se conceber os serviços policiais cidadã, que o Estado Democrático de Direito deve oferecer a sociedade:
- O serviço policial deve ter um caráter comunitário.
- O serviço policial deve ter um caráter preventivo.
- O serviço policial deve ser eficaz, chegar a raiz do problema.
- O serviço policial deve se legal; combater o crime com os métodos do crime é uma espiral sem saída.
- O serviço policial deve ser socializado, estar presente onde o estado se faz ausente.
Para tanto, devemos estar bem preparados, pois o trabalho policial efetuado por homens despreparados é tão obsoleto como a medicina baseada em bruxaria, segundo Edgar Hoover.
Alem do preparo técnico a sociedade exige que sejamos possuidores de uma MARGEM DE SUPERIORIDADE e o atalho para esta Margem de Superioridade, que nós é exigida, passa pelo: BOM HUMOR e HUMILDADE, que são os lubrificantes indispensáveis para azeitar as relações interpessoais.
Mantenha seu bom humor em todas as circunstâncias. E procure manter vivo o bom humor de todos os que cercam a sua vida. A alegria é um medicamento divino. A tristeza, ao contrario, nos mergulha em um oceano de lamas, que salpica e suja aos que de nós se aproximam. Mesmo entre sofrimentos e dores, busque ser alegre, porque a alegria é o melhor remédio para nos dar felicidade.
Diante de todas as dificuldades existentes para a complexa, mas gratificante, tarefa de ser um Policial Militar, escolhi uma frase de Ruy Barbosa para bem representar meu pensamento:
A força do direito deve supera o direito da força.
Lembrem-se que o poder da autoridade nos concede a oportunidade de servir as causas do bem e da justiça. Por fim agradeço a Deus pela oportunidade, de estarmos vivos, de permitir e nos proporcionar a alegria deste momento, que encerro citando RUSSEL ACKOFF:
Para muitos daqueles que o mundo parece fora de controle, pouca coisa pode ser feita para mudar. Mas enquanto existir pelo menos um pouco que possa ser feito, precisamos continuar fazendo. E é por isso que estou aqui. MUITO OBRIGADO!