quinta-feira, 1 de abril de 2010

Resultado das votações dos projetos durante esta semana resultam numa nova tabela salarial para a Brigada Militar.

coronel.trindade@gmail.com
A nova conformação salarial apresentada abaixo, é o resultado de intensas negociações entre o Executivo, Legislativo, o Comando da Brigada Militar e as associações de classes. No início do ano 2009, mais especificamente em Março, pessoalmente passei a tratar da questão da estruturação de carreiras e salários para a Instituição, sempre reunindo com os técnicos da secretaria estadual da fazenda e os presidentes das associações de classe (carreira do nível superior e carreira do nível médio);

Em certa ocasião, em abril de 2009, durante reunião na fazenda, presentes todos os presidentes de associações de classes, me foi oferecido 19,9% para os Oficiais Superiores; Imediatamente recusei a proposta por estar tratando de um projeto amplo, resguardando toda a Instituição e a reunião não possuía o caráter restrito de tratar sobre salários apenas para a Carreira Superior (isso, apesar de ter acontecido não é dito pelos presidentes das associações de classe do nível médio).

E, como não posso nem devo usar a estrutura de site institucional para fazer este tipo de manifestação, e quando me manifesto não utilizo das artimanhas da metade da verdade, aproveito o espaço público (blog pessoal na internet) para informar como foram estas tratativas. Durante o ano de 2009, após mais algumas rodadas de negociações, a pedido das associações de classes, reuni com os representantes dos núcleos do interior explicando qual era a nossa pretensão quanto à carreira e salários.

Tendo havido acordo com as presidências destas associações, entreguei pessoalmente os projetos à senhora governadora que imediatamente determinou os estudos técnicos necessários. A área técnica do governo desaconselhou o encaminhamento do projeto daquela grandeza por ter um impacto de 800 milhões por ano.

A história do final do ano 2009 na Assembléia todos conhecem;

No início de 2010, diante da dificuldade das associações de classe retomarem o tema, eu mesmo tomei a iniciativa de conversar com o Governo recolocando o assunto na pauta, o que foi feito por meio do presidente da assembléia legislativa e líder do governo naquela casa.

Foi um processo desgastante, onde sofri ataques laterais, covardes, mentirosos, infundados e indecentes sempre tentando me desgastar com a minha tropa. Mas EM NENHUM MOMENTO desisti. Acredito sempre que o bem vence o mal.

Cheguei a remeter uma tabela aos Comandantes Regional (ainda disponível em alguns quartéis, ou nas páginas por aí), onde era oferecido 21,72% de aumento para o Soldado, no salário básico agora em março (na página 16 de zero hora do dia 03 de Março cheguei a afirmar que seria uma insanidade não aceitar o percentual de 21,72% proposto aos Soldados)..

Pedi que os Comandantes fizessem as consultas oportunizando a manifestação de todos os que desejassem. 25% dos Brigadianos foram consultados e responderam. O resultado da maioria foi em não aceitar a proposta dos 21,72% proposto.

Pois no dia seguinte, além de tornar público este resultado (transparência absoluta), ainda na presença dos presidentes das associações, argumentei com os parlamentares que a proposta precisaria ser melhorada (o resultado da consulta foi uma ferramenta que auxiliou o Comando na proposta de melhoria, mudando de 111 milhões para 180 milhões destinados à matriz salarial).

Na ocasião surgiram comentários e suspeição de coação aos soldados na aplicação da consulta técnica (nenhum caso de coação aconteceu, isso não passou de conversa fiada e fofocas indecentes).

O presidente da associação de cabos e soldados, gentilmente abriu mão do que era oferecido para os Soldados da Brigada Militar (presentes os parlamentares, os presidentes de associação de classe e o Comandante-Geral), visando repassar para os demais servidores do nível médio e o Presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar também gentilmente abriu mão da matriz salarial de 2010 também com o objetivo de repassar o montante aos servidores do nível médio.

Preferi colocar esta tabela aqui no blog ao invés de divulgá-la no site Oficial da Instituição, pois ainda não recebi formalmente tal documento;
coronel.trindade@gmail.com