sábado, 24 de abril de 2010

Discurso da soldado Angélica - Formanda e oradora da turma em Montenegro dia 23 de abril

Excelentíssima Sra Yeda Crusius

Dignissima Governadora do Estado do Rio Grande do Sul
Exmo Sr Edson de Oliveira Goularte
Dignissimo Secretário da Justiça e da Segurança
Exmo Sr Cel João Carlos Trindade Lopes
Dignissimo Cmt Geral da Brigada Militar
Exmo Sr Prefeito Municipal de Montenegro

Demais autoridades já nomeadas no protocolo
Senhoras e senhores,
Caros colegas...

Somos parte dos mais de três mil e quinhentos novos policiais militares que estão sendo devolvidos a sociedade, de onde vieram, agora com a missão de retribuir a excelente preparação à população que nos acolhe, não mais como apostas, e sim como certeza, para junto com os demais órgãos do estado, elevar a sociedade gaucha cada vez mais a tempos de confiança nos meios públicos.
Nesta tarde histórica para todos nós formandos tenho a difícil missão de transcrever em palavras, todo o sentimento vivido até este momento por cada um de nós durante o Curso Básico de Formação Policial Militar. Todavia, é preciso que todos saibam, desde já, por mais que reste o registro escrito, fica em cada um aqui dos novos soldados presentes, a rara e única emoção desta formação, que dá inicio a um novo ciclo em nossas vidas.
Há seis meses nos encontrávamos em momentos de incertezas, duvidas e curiosidades diante de tantas informações e novidades. Como todo começo, com dificuldade e perseverança foram vencidas as primeiras etapas de reconhecimento e adaptação da nova realidade que escolhemos. Dos que começaram, nem todos conosco permanecem nesta caminhada, e assim a união dentro, e, entre os seis pelotões formados foi a base para que aqui, enfim, chegássemos.
A distância da família, de casa, uma experiência emocional nova, a imersão nos estudos e treinamentos, a busca de uma formação plena em segurança pública. Não foi nada fácil, mas, tantos princípios ensinados, tantos valores praticados e não podemos esquecer a camaradagem, a lealdade, e tantos outros conhecimentos adquiridos e preservados pelos que passaram a envergar esta farda, que se tornaram sustentáculos dos brios e foram combustíveis nos momentos de superação individual ou coletiva que marcaram nossa passagem pela Escola de Montenegro.
Na disciplina de Historia da Brigada, aprendemos lições que nos evidenciou a evolução das exigências para o ingresso de um policial militar na instituição e assim contemplamos um momento distinto no curso, percebendo que o conhecimento é o alicerce que sustenta cada cadeira desta escola.
Assim, vimos em cada instrutor um gesto de doação, pois o nível dos mestres e a dedicação dos profissionais coordenadores devem ser modelos aos demais locais de ensino do estado, e nos sentimos privilegiados em ser acolhidos e instruídos com tal teor de gabarito. Conseguimos perceber, através do preparo dos profissionais da Brigada Militar o tamanho da corporação que escolhemos e agradecemos ao nosso Comandante Geral tamanha preocupação com o nosso ensino e aprendizado.
Hoje o planeta está em evolução cobrando algumas medidas para continuar sobrevivendo. A segurança sempre é motivo de preocupação em qualquer ser humano, pois a vida é dinâmica. Neste momento, a sociedade recebe pessoas, transformadas, adaptadas e preparadas para oferecer a essa população tão variada e exigente, um serviço que tem a pretensão de melhorar o sentimento de cada um. Que esses cidadãos possam sentir-se mais seguros, protegidos nas ruas, nos seus trabalhos e nas suas casas. Que possam estar tranqüilos ao distanciarem-se de seus filhos, pois nós estaremos nas ruas, para vigilância da lei.
Trata-se enfim, de um final de curso e um começo de carreira, não só uma profissão, mas com certeza uma nova filosofia de vida.
Ao passarmos esta fase da formação, temos a convicção plena que trazemos conosco um sentimento diferenciado, adquirido e renovado a cada vez que vestimos esta histórica farda, um sentimento que se torna material entre nós, espelhados nos colegas na árdua missão abraçada.
Para nós este momento ímpar possui duplo sentido, reveste-se de uma alegria pela conquista e certa tristeza pela despedida dos colegas, que se tornaram amigos e nossa nova família. Entendemos seja um até breve.
Aos colegas, dizer somente que irmãos são amigos que Deus nos dá e amigos, são os irmãos que o coração escolhe, e hoje todos estamos irmanados na mesma conquista e com os mesmos objetivos sob o coração da briosa Brigada Militar.
Por fim, senhoras e senhores, a dedicação de cada um faz merecer este momento, e não por menos o empenho de todos para que aqui chegássemos.
Sabemos da ansiosa espera do povo gaucho por seus novos braços na segurança publica, da saudade e do orgulho que preenche os corações de nossos familiares que mesmo na ausência nos fortaleceram e que possamos retribuir a dedicação de nossos instrutores na excelência e qualidade do serviço prestado a nossa comunidade.
A nossa excelentíssima senhora governadora, paraninfa desta turma, gostaríamos de deixar nosso especial agradecimento pela oportunidade de ingresso neste momento histórico de nossa instituição, pelo numero tão expressivo de novos soldados que vem contemplar a sociedade gaucha tão necessitada de um serviço não só em quantidade mas em qualidade. Assim esperamos estar correspondendo com esta formatura uma sensação de vitoria coletiva de nosso estado com o povo gaucho.
No livro da vida escrevemos até aqui a nossa historia e que este livro seja referencia a nossos filhos e a todos que nos conheceram. Que Deus ilumine o caminho de todos nós, e que este momento, não seja uma despedida, e sim um novo começo, agora, um pouco diferente, mas não menos importante do que já vivemos até aqui.
Muito Obrigado a todos!