terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mais 3.678 Soldados na Brigada Militar para todos os gauchos

Nunca antes na história da Brigada Militar, houve uma inclusão como a realizada no final de 2009 (formatura em 2010) com 3.552 Soldados (marca histórica).    Eis que hoje (31 de agosto de 2010) despachei com a Governadora do Estado um novo concurso para mais 3.678 Soldados da Brigada Militar  (quebra do próprio record).  Desde o início de 2007, foram incluídos na Instituição 5.122 os quais agora passarão a ser 8.800.
O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período;  O processo tem como objetivo a recomposição do efetivo, dentro do Projeto Estruturante Cidadão Seguro da Secretaria de Segurança Pública, e terá o Edital publicado nos próximos dias;
"Fruto da gestão que implementamos  há três anos, estamos transformando o Rio Grande do Sul.  Hoje já vivemos o futuro que sonhávamos.  Graças ao ajuste fiscal, o Estado aumentou os investimentos em áreas prioritárias como a Segurança Pública, Saúde, Educação e Saneamento", observou a governadora. Yeda Crusius acrescentou que com o aumento do número de servidores e a aquisição de veículos, o "Estado está atendendo os anseios da sociedade, que requer serviços públcos prestados com qualidade e a mesma produtividade, capacitação e modernização que existe nos melhores sistemas privados".

Diretrizes Estratégicas do Geverno
Desde Janeiro de 2007, foram contratados e nomeados mais de 8293 servidores para a área da Segurança Pública (5,1 mil Soldados para a Brigada Militar, 1,5 mil Soldados Temporários para a Brigada Militar, 35 Delegados de Polícia Civil, 445 Escrivães/Inspetores para a Polícia Civil, 906 Servidores Penitenciários para a SUSEPE e 259 Servidores Periciais para o IGP). O número de servidores ultrapassa os 14 mil, se considerados os policiais temporários.  No próximo dia 4 de Setembro conclui o curso de formação da Escola de Polícia Civil, 600 Escrivães e Inspetores. Outros 200 alunos Delegados realizam curso.

Desde o início de 2007, foram realizadas 6.261 promoções de servidores da Segurança Pùyblica sendo 3,8 mil na Brigada MIlitar; 1.055 na Polícia Civil, 706 na SUSEPE e 573 no IGP.  Em alguns casos as promoções não aconteciam desde 2003;  Hoje estão rigorosamente em dia.

A média de 1700 inclusões por ano na Brigada Militar, com uma saída média (aposentadorias, mortes, demissões) de 800, diminuindo para 450 a 500 em 2010, estão apresentando resultado absolutamente significativo.

"Hoje estamos maiores, mais fortes e com capacidade de resposta operacional". Toda a sociedade gaúcha está ganhando com isso.

Ao concluirmos este concurso e inclusões, estaremos com o efetivo ajustado às necessidades do Rio Grande do Sul.  Recuperamos todo o atrasado e temos que preparar o futuro, mantendo a proporção de inclusões nunca menores que as exclusões (reserva remunerada, mortes, invalidez etc...).
 

domingo, 29 de agosto de 2010

Parei de fumar

Depois de 30 anos fumando, resolvi encerrar este mau hábito.

1. tomei a decisão;
2. marquei data;
3. parei de uma vez (não fui diminuindo devagar)
4. mudei hábitos;
5. me afastei por uma semana dos que fumam;
6. zero café;
7. zero chimarrão
8. tomo muita água
9. aumentei a frequencia das atividades físicas.

Foi difícil somente as 72 primeiras horas.
Em 7 dias o organismo está desintoxicado (desaparece a vontade física pelo cigarro). Permanece um pouco a vontade (psíquica) - muito a ver com o hábito.
Nos dois primeiros dias perturbação do sono, ausência de concentração, garganta seca. Logo passa tudo isso. Mas, no terceiro dia voltei a sentir cheiros que tinham desaparecido (margarina, chás, perfumes). Desapareceu cheiro do cigarro das mãos.
Da segunda semana em diante tudo fica mais fácil.
Terei que cuidar muito a alimentação. A vontade por comidas (que agora estão mais gostosas) é grande. Chocolate - uma tentação.
"comigo foi assim;  compreendo que cada fumante tem as suas circunstâncias de vida (grau de dependência, tipo de alimentação, freqüência das atividades físicas, a questão da estima, a decisão de parar)" 
Por ter fumado tantos anos e somente agora tomei a decisão de parar, compreendo com clareza:  "cada um sabe a sua hora -  e se deve ou não parar".    A decisão nunca pode ser de outro.

Vô João Trindade - Parabéns pelo 97º Aniversário

Comemoramos muito o 97º do vô João Trindade - numa churrascaria em Sobradinho.
Saúde de ferro.   Preferiu ir caminhando para o almoço.
Parabéns

Brigada Militar presta homenagem ao esporte

No dia da final da Copa Libertadores da América (12 de Agosto), a Brigada Militar prestou homenagem aos principais articuladores do futebol regional, nacional e sul-americano.
Todo o trabalho da Corporação no evento "Final da Libertadores" foi coroado de êxito.   Nenhum dissabor.
Obrigado a todos os brigadianos que trabalharam no dia.

domingo, 1 de agosto de 2010

Georeferenciamento / reunião de comandantes

Nesta terça-feira, 03 de agosto, acontecerá no QG da Brigada Militar, a reunião operacional para análise georeferenciado dos indicadores criminais de cada Comando Regional da Brigada Militar.
O método de comparação estatística entre as regiões, identifica as prioridades operacionais da Instituição.

Audiência Pública na OAB

Nesta terça-feira, 03 de agosto, 1900 horas estarei na sede da OAB RS para audiência púlica, tendo como centro da conversa, as relações institucionais, os aperfeiçoamentos necessários e a busca do melhor resultado para os gaúchos.   Trata-se de mais uma atividade do mês do advogado.
Agradeço o convite que me foi formulado pelo Presidente da OAB RS Cláudio Lamachia.
Preparei uma apresentação, descrevendo as atividades atuais da Brigada Militar, o tamanho e a importância na vida dos gaúchos.